Revista Discente Eletrônica da pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo


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NORMAS DE PUBLICAÇÃO

I – DA REVISTA

 

A Revista HYDRA (periódico digital semestral) tem como um de seus principais intuitos contemplar pesquisas elaboradas sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, pautando-se, em primeiro lugar, pelo esforço de apresentar, dentro de suas linhas, a pluralidade da produção do próprio Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Além disso, possui a iniciativa de demarcar o lugar do Programa no cenário da produção historiográfica acadêmica nacional e internacional.

 

II – DAS INSCRIÇÕES

 

Art. 1º - A Revista HYDRA abre inscrições para submissão de textos nas seguintes seções: Dossiê Temático, Artigos Livres, Notas de Pesquisa e Resenhas.

I - Dossiê Temático: o tema do Dossiê do terceiro número da HYDRA é “História e Literatura”. As linhas gerais do tema estão descritas no texto de apresentação. O texto deve conter entre 15 e 30 páginas.

II - Artigos Livres: a seção de Artigos Livres não possui tema pré-definido e tem como objetivo a divulgação científica. O texto deve conter entre 10 e 20 páginas de textos.

Artigos traduzidos podem ser aceitos tanto na seção Livre quanto Dossiê. Seus originais devem ter sido publicados nos últimos 5 anos e junto ao envio da tradução deve constar a autorização do autor original.

III - Notas de Pesquisa: a seção Notas de Pesquisa não possui tema pré-definido e tem como objetivo a divulgação de pesquisas em andamento realizadas por graduandos. O texto deve conter entre 8 e 10 páginas.

IV - Resenhas: a seção de Resenhas não possui tema pré-definido. Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo Conselho Editorial e devem apresentar resenhas de publicações e recentes (últimos 3 anos) de importância na área temática a que dizem respeito. Em caso de obras reeditadas e/ou ampliadas, deverá ser realizada uma resenha crítica. O texto deve conter entre 3 e 5 páginas.

Art. 2º - As páginas referentes à bibliografia não são contabilizadas para admissão dos artigos em todas as seções da revista.

Art. 3º - As inscrições para todas as seções de publicação devem ser feitas online (via e-mail) até o dia 20 de janeiro de 2017, da seguinte forma:

I - O autor deve enviar um e-mail para revistahydra@unifesp.br, evidenciando no corpo “ASSUNTO” a qual seção está inscrevendo o seu texto (Dossiê, Artigo Livre, Nota de Pesquisa ou Resenha).

II - O autor deve especificar, no corpo do e-mail, os seus dados pessoais, que incluem: nome completo, titulação, vínculo institucional, financiamento, se houver, e apontar a origem do texto.

 

 

III - DOS TRABALHOS

 

Art. 1º. Serão aceitos, para fins de publicação na HYDRA, contribuições na área de História ou em áreas de interesse das Humanidades, seja na forma de artigo científico ou de resenha bibliográfica. Não haverá custos financeiros ou cobrança de taxas para submissão, aceite, publicação e leitura dos respectivos artigos publicados na HYDRA.

Art. 2º. Os trabalhos apenas serão recebidos pelo Conselho Editorial e enviados para pareceristas, caso possuam os seguintes pré-requisitos:

I – Temas: Os trabalhos deverão versar sobre qualquer tema relacionado à História ou a saberes adjacentes de interesse das Humanidades.

II – Autores: os trabalhos devem ser produzidos por autores com a seguinte formação mínima:

1. Dossiê: mestrandos

2. Artigos Livres: graduados

3. Notas de pesquisa: exclusivamente graduandos

4. Resenhas: graduandos

III – Publicação: Os trabalhos a serem enviados para publicação deverão ser inéditos, não constando publicações destes em nenhuma outra revista científica ou livros, mesmo no prelo.

III – Idiomas: Os trabalhos deverão ser redigidos em Português, Espanhol ou Inglês.

IV – Identidade: A identidade do autor, no momento de inscrição para publicação, será de conhecimento apenas do Conselho Editorial. No arquivo de texto submetido não devem constar dados que indiquem quem é o autor do trabalho, a fim de garantir a idoneidade e a imparcialidade no processo de emissão de parecer.

Art. 3º. As normas para submissão de trabalhos são as seguintes:

I – os arquivos devem obedecer ao formato Word ou LibreOffice (doc, docx ou odt).

II – os textos deverão ser formatados com a seguinte padronização de margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm.

III – o espaçamento dado ao texto deverá ser de 1,5 cm entrelinhas. As citações longas (citações que tenha mais de três linhas), as notas, as referências e os resumos em língua vernácula e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.

IV – o recuo da primeira linha de cada parágrafo deverá ser 1,25 cm.

V – a fonte utilizada deve ser Times New Roman na cor preta, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé (para as citações longas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda).

VI – no arquivo enviado, o texto deverá estar acompanhado de título (com apenas a letra inicial maiúscula, em negrito e centralizado, letra tamanho 14, espaçamento 1,5, espaçamento antes 0 pt e depois 12 pt), de um resumo de parágrafo único com no máximo 1300 caracteres (contando os espaços), e três palavras-chave separadas por ponto e vírgula, em negrito. Caso seja palavra estrangeira colocar em itálico. (Palavra-chave: Revista Hydra; Unifesp; Publicações Acadêmicas). Deve constar também o título, resumo e palavras chave em outra língua (dentre português, espanhol, inglês e francês). Resumo e palavras-chaves com espaçamento simples.

VII - Os subtítulos e subdivisões do texto, como por exemplo as referências bibliográficas ao final do texto, devem vir em negrito, com apenas a letra inicial maiúscula, não numerados, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes 24 pt e depois 12 pt.

VIII – não é necessário numerar as páginas.

IX – o nome do autor NÃO deve constar no arquivo enviado.

X – figuras, quadros, e/ou tabelas serão tratados como elementos e além de virem expostos no decorrer do texto devem ser enviados em arquivo TIF ou JPG, preferencialmente coloridos e em boa resolução (com no mínimo 600dpi) encaminhados separadamente, devidamente numerados, com títulos e referências de créditos. O texto não poderá ter mais que 8 (oito) elementos deste tipo.

XI – qualquer que seja seu tipo, a identificação de cada elemento deve aparecer na parte inferior precedida da palavra Figura, Quadro, e/ou Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título (letra tamanho 10, negrito, espaçamento 1,5, espaçamento antes 12 pt e depois 0pt, centralizado junto com a imagem) e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário (em negrito, letra tamanho 10, centralizado, espaçamento simples, espaçamento antes 0 pt e depois 12 pt).

XII – as legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto e, ainda, devem ser inseridas o mais próximo possível do título a que se referem, em letra tamanho 10 e espaçamento simples.

XIII – figuras, Quadros, e/ou Tabelas só serão aceitos se forem de domínio público ou com autorização do proprietário.

XIV – o autor poderá inserir hiperlinks nos locais apropriados de seu artigo, sem a utilização de < e >, seguido de data de acesso.

 XV – as notas de pé de página (em fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaço simples, espaçamento antes 0 pt e depois 0 pt e sem recuo no início de cada uma delas), deverão ser numeradas sequencialmente (tamanho 10 e números arábicos sobrescritos), respeitando as seguintes orientação e sequência:

1. Para Livro: O último sobrenome do autor, em maiúsculo, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, não abreviados. Título da obra (em itálico), Número da edição (se não for a primeira), Local de publicação, Nome da editora, Ano da publicação, Número da(s) página(s). Conforme o exemplo: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s). Para dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguindo de espaço. Conforme o exemplo: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Nome do primeiro autor; SOBRENOME DO SEGUNDO AUTOR, Nome do segundo autor. Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s).

Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão em latim et al.. Conforme o exemplo: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Nome do primeiro autor. et al. Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s).

Quando houver indicação explícita de responsabilidade pela obra em um todo, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da respectiva abreviação do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador etc.) entre parênteses e no singular. Conforme o exemplo: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Nome do primeiro autor (Org.). Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s).

2. Para Artigo: O último sobrenome do autor, em maiúsculo, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, não abreviados. Título do artigo entre aspas, Nome do periódico em itálico, Volume e/ou número do periódico, Local de publicação, Ano da publicação, Número da(s) página(s). Conforme o exemplo: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Nome do periódico, Volume e/ou Número do periódico, Local de publicação, Ano da publicação, Número da(s) página(s).

3. Para monografias, dissertações e tese: O último sobrenome do autor, em maiúsculo, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, não abreviados. Título do trabalho em itálico. Ano de apresentação. Número folhas ou volumes. Natureza do trabalho e titulação obtida entre parênteses. Departamento, instituição, local e ano. Conforme o exemplo: SOBRENOME, Nome. Título do Trabalho: subtítulo. Data de apresentação. Número de folhas ou volumes. Natureza do trabalho (titulação ou grau obtido). Departamento, Instituição, Local da instituição, ano.

4. Para fontes primárias (em especial, fontes de imprensa) sempre que possível, informar: SOBRENOME, Nome do Autor. Título do artigo ou notícia entre aspas. Título do jornal em itálico. Cidade, data completa (dia, mês e ano), página(s). Não abreviar títulos de jornal. Conforme o exemplo: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Nome do periódico. Local de publicação, data de publicação, número da(s) página(s).

Parágrafo único: Não utilize os termos Op cit., Idem ou Ibidem nas notas de rodapé, deixando as referências bibliográficas sempre completas e repetidas.

XVI – As citações de até três (3) linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser em tamanho 10, sem aspas, com recuo à esquerda de 4 cm, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes 06 pt e depois 12 pt. Deve-se marcar a opção “Não adicionar espaços entre parágrafos do mesmo estilo”. Em ambos os casos, devem ser acompanhadas pelas devidas notas indicativas. As eventuais intervenções no meio de uma citação (introdução de termos) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões devem ser representadas por reticências entre parênteses.

XVII – Termos em língua estrangeira devem sempre aparecer em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

XVIII – Os grifos do autor devem vir destacados apenas em itálico.

XIX – As citações devem ser traduzidas e o trecho original deve constar nas notas de rodapé.

XXI – Os numerais até o dez, inclusive, devem vir escritos por extenso.

XXII – Os subtítulos e subdivisões do texto devem vir em negrito, com apenas a letra inicial maiúscula, não numerados, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes 12 pt e depois 12 pt;

XXIII – As Referências Bibliográficas deve constar no final do artigo, listadas conforme as normas presentes acima utilizadas para as notas de rodapé, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples.

XXIV – Os numerais deverão ter seus milhares separados por ponto, a fim de que não sejam confundidos com ano. Conforme o exemplo: 1.500, 1.158.214, etc.

XXV – O texto, com exceção do título centralizado, imagens e tabelas deverá ser todo justificado.

XVI – Uma vez publicados os trabalhos, à Hydra se reserva todos os direitos autorais. A reprodução do artigo em outras fontes deve ser objeto de consulta à Hydra, sempre com a devida citação da publicação original.

XVII – Todos os trabalhos serão submetidos a um exame para conferência de plágio.

XVIII – Cabe ao Conselho Editorial definir o número no qual o artigo será publicado, desde que o autor autorize a permanência do artigo em nosso banco de dados, até o próximo volume do periódico.

XIX – Os originais são avaliados por 2 (dois) pareceristas. No processo de avaliação, (a) caso o texto receba indicação de correção, o autor deverá atender às sugestões do(s) parecerista(s); (b) se houver discrepância entre os pareceristas quanto à conveniência da publicação, o Conselho Editorial decidirá sobre a publicação do artigo; (c) quaisquer outras situações serão avaliadas, individualmente, pelo Conselho Editorial.

XX- Além dos conflitos de interesses habituais previstos para a escolha de pareceristas, professores não avaliam textos de professores da mesma instituição.

XXI - Os dados do(s) autor(es) serão inseridos na editoração do texto para a publicação, em nota de rodapé, com o uso de asterisco, letra tamanho 10, em negrito e espaçamento simples.

Art. 4º. São critérios utilizados na escolha dos textos, em geral:

I – diversidade temática: privilegiando a maior abrangência possível de temas ou o ajustamento ao tema do dossiê, no caso de compor esta seção; II – originalidade: trabalhos que contemplem questões de modo original dentro do tema proposto, advindo de pesquisa; III – relevância: trabalhos que apresentem reflexões relevantes dentro da área temática a que versa;

IV – pertinência: vinculação do trabalho ao tema proposto;

V – linguagem: coerência, estilo, concisão e uso da norma culta da língua; VI – fundamentação: trabalhos bem fundamentados e referências teóricas pertinentes ao tema, com indicação da fonte;

Art. 5º. A seleção dos trabalhos ocorrerá do seguinte modo:

I – o Conselho Editorial receberá os trabalhos submetidos e será responsável pela criação da lista de inscritos (título do trabalho, autor e filiação institucional), de onde serão definidos os pareceristas, e verificará o cumprimento às Normas de Publicação;

II – o Conselho Editorial indicará ao menos dois pareceristas para cada texto, que terão o prazo de uma semana para confirmar ou não a elaboração do parecer;

III – tendo confirmado a elaboração do parecer, o parecerista terá o prazo de um mês para apresentar ao Conselho Editorial o parecer, seguindo os critérios do art. 3º desta seção;

IV – caso um dos pareceres seja contrário ao outro, o Conselho Editorial decidirá sobre a possível publicação do artigo.

V – no caso de parecer positivo, o autor será comunicado do aceite para publicação mediante e-mail formal enviado pelo Conselho Editorial.

VI – no caso de parecer positivo, mas com adequações, o autor receberá o parecer, com a identidade do parecerista protegida, em conjunto com o texto original, e terá o prazo de 30 dias para rever os problemas apresentados.

VII – no caso de parecer negativo, o autor receberá um comunicado formal da denegação via e-mail enviado pelo Conselho Editorial, em conjunto com o parecer emitido, com a identidade do parecerista protegida. A decisão não cabe recurso.

Art. 6º. Os autores têm responsabilidade total e única pelo conteúdo dos textos assinados.

 

IV - DOS AUTORES

 

Art. 1º. Poderão inscrever textos para a publicação de trabalhos na HYDRA, as pessoas que se enquadrem nas seguintes categorias, em regime de autoria eco-autoria, no máximo três (03) autores:

I – Dossiê: mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores, preferencialmente em História, ou em áreas correlatas das Humanidades, da Universidade Federal de São Paulo ou de outras instituições brasileiras e internacionais;

II – Artigos Livres: graduados, mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores, preferencialmente em História, ou em áreas correlatas das Humanidades, da Universidade Federal de São Paulo ou de outras instituições brasileiras e internacionais;

III – Notas de Pesquisa: graduandos preferencialmente em História, ou em áreas correlatas das Humanidades, da Universidade Federal de São Paulo ou de outras instituições brasileiras e internacionais;

IV – Resenhas: graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores, preferencialmente em História, ou em áreas correlatas das Humanidades, da Universidade Federal de São Paulo ou de outras instituições brasileiras e internacionais; Art. 2º. O candidato a ter o seu trabalho publicado na HYDRA: I – assume que é o autor do trabalho enviado, ou tem permissão expressa do co-autor para enviá-lo para publicação;

II – declara sua integral responsabilidade pelo conteúdo emitido no seu texto; III – manifesta sua autorização para publicação do texto na HYDRA e eventualmente na divulgação em outros veículos associados ao periódico;

IV – informa ter lido e concordado com a política de direitos autorais da Revista.

 

V – DOS DIREITOS AUTORAIS

 

Art. 1º. O autor de cada texto é o titular exclusivo dos direitos autorais sobre a sua respectiva obra (Lei nº. 9.610/1998, arts. 7º, inciso I; 11; 17 e 18), sendo livre para exercer os seus direitos morais e patrimoniais.

Art. 2º. Todos os textos divulgados na HYDRA estão submetidos à Licença Creative Commons. Desse modo, é permitido: copiar, distribuir, exibir e executar a obra, assim como criar obras derivadas. Isso, desde que sejam obedecidas as seguintes condições: deve-se dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante; não se pode utilizar a respectiva obra com finalidades comerciais.

Art. 3º. O autor se responsabiliza, inclusive, pelo uso das imagens contidas em seu texto, em conformidade com a lei vigente.

 

VI – DO CRONOGRAMA

 

Submissão dos textos: até 20 de janeiro de 2017.

Resultado de pareceres: até 31 de março de 2017.

Previsão de publicação: Maio de 2017.

 

VII – DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 1º. Alterações neste estatuto podem ser promovidas através de decisão consensual dos membros do Conselho Editorial presentes em reunião ordinária.

Art. 2º. As questões ausentes neste estatuto serão deliberadas pelo Conselho Editorial, sob consenso em reunião ordinária ou extraordinária.

Art. 3º. As disposições deste estatuto passam a valer imediatamente.

 

Guarulhos, 31 de outubro de 2016

Conselho Editorial

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ISSN 2447-942X